domingo, 6 de novembro de 2011

Sóstenes Lima


"Se o cordel é, por um lado, uma forma de olhar o mundo com a inocência dos tempos antigos e a sabedoria das camadas populares, temos no ciberespaço a feira eletrônica global, na qual as inquetações humanas explodem em múltiplas linguagens"
Sóstenes Lima
[ Fonte (frase): Jornal "Alagoas em Tempo" ]

Nome completo:
Nome artístico:

BIOGRAFIA

José Sóstenes Nascimento de Lima, ou Sóstenes Lima, como é conhecido, é compositor, cantor, escritor e produtor. Formado em Arquitetura e Urbanismo, pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), em Direito, pelo CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió/AL). É Analista Judiciário dos quadros do TRT da 19ª Região.

Nascido em Alagoas, iniciou sua trajetória artística no circuito dos festivais universitários nos anos 1980, fundando os Grupos "Arte Nova" e "Âmago de Rio".

Entre 1991 e 1999 consolidou uma carreira dentro do universo Gospel, com as bandas "Blues 126" e "Êxodus", vencendo diversos Festivais da Juventude Batista.

Em 2000 retornou ao trabalho com MPB. Tendo o seu trabalho calcado nos ritmos brasileiros, especialmente nordestinos, a exemplo do Xote, Baião, Coco, Maracatu, Boi de Carnaval, entre outros, fez a sua opção prioritária pela participação nos festivais do circuito alternativo do país, tendo classificado músicas nos mais importantes deles.

Com destacada participação em diversos Festivais do Brasil, já se apresentou no SESCANÇÃO/2000, em Aracaju/SE, FAMPOP/2000 em Avaré/SP, FEST SINHÁ/2000 em Itumbiara/GO, FEMUCIC de Maringá/PR em 2001, 2002 e 2004, além dos Festivais do SESC local, de 2000 e 2002, 2003 e 2004, enriquecendo sua discografia com gravações em CDs desses eventos. Apresentou, em 2000, o show “De vento e de silêncio” no Teatro de Arena.

Em 2001 produziu a 1ª Mostra Alagoana de Música, promovida pela ASSTRA e Memorial Pontes de Miranda, evento que conjugou música, artes plásticas, dança e literatura, em duas edições e apresentou o show “Casa de Silêncio e Verso”, com o poeta Otávio Cabral e Wilma Araújo, no Sururu de Capote.

Em 2002, integrando a Caravana Alagoana de Música realizou shows em Maringá(PR), Paranaguá(PR), Florianópolis(SC) e Porto Alegre(RS). Ainda em 2002 venceu o e-festival IBM, com a música “Noites de Bar”, abrindo show de Zélia Duncan, numa das etapas, e de Jorge Benjor, na final. Participou do Projeto Música é o Maior Barato em dezembro do mesmo ano.

Realizou show do dia do servidor público, a convite do SINDJUS, no Museu Théo Brandão, em agosto de 2003.

Participou da coletânea "Alagoas em Cena", lançada em agosto de 2004, na categoria música, com “Noites de Bar" e "Contos Com Doralinda e a Lenda do Trovão".
Foi vencedor do Festival do SESC/AL de 2004 com a música “S. Miguel dos Milagres”.

Realizou o show de aniversário de 4 anos do Grupo "Vestindo a Carapuça" no Projeto "Quintas Musicais", Teatro Jofre Soares, em 27/05/04. Apresentou-se no Projeto "MISA Acústico" em 14/08/2004.

Apresentou-se no Projeto "Palco Aberto" em 04/11/2004, inserindo a música “Pena de Mim” no CD "coletânea" do referido evento e apresentou-se no Projeto "Reviva Jaraguá" em 11/12/2004.
Foi selecionado como uma das atrações locais que abriram as apresentações do Projeto "Pixinguinha" e no Projeto "Música é o Maior Barato", ambos em 2005.

Foi um dos selecionados no programa "Itaú Rumos" 2004/2005, na categoria audioficções, com o trabalho "Doralinda".

SHOW - "TODAS AS CARAPUÇAS"

"Todas as carapuças" é o registro da trajetória do compositor Sóstenes Lima, nos últimos vinte anos, dentro e fora do Grupo "Vestindo a Carapuça", e o cruzamento deste com diversos músicos e parceiros.

No show Sóstenes mostra canções que, apesar de antigas, são praticamente inéditas, boa parte delas não constando do repertório do "Vestindo a Carapuça", fazendo experimentos com uma formação baixo/bateria/guitarra/teclados, diferente da formação acústica usual.

É a linguagem da poesia do compositor traduzida em canto numa amostragem rica e plural do atual panorama da música alagoana.

A banda é formada por Tony Augusto (guitarra), Van Silva (baixo), Márcio Almeida (teclados) e Betinho (bateria). O show ainda conta com a participação de convidados, como Nara Cordeiro, Clara Barreiros e Marcos Farias.

[ Fonte: Site - www.projetopalcoaberto.com.br ]




SHOW - "DO CORDEL AO BLOG: UMA VIAGEM DOS SONHOS" (sinopse)

O Projeto "Som do Arena", organizado pela Diteal (Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas), traz ao palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso no próximo dia 9, o espetáculo musical, de Sóstenes Lima, "Do Cordel ao Blog: Uma Viagem de Sonhos".

A banda que acompanha o compositor nesse show é formada pelos músicos Toni Augusto (guitarra), Félix Baygon (contrabaixo), Wilson Miranda (percussão) e Ludmila Monteiro (back-vocal).

A simbologia da literatura de cordel foi eleita por ser uma das mais importantes expressões artísticas do Nordeste, e muita rica, por ser abastecida de música, artes gráficas e litertura, especialmente a de tradição oral. Sóstenes coloca a simplicidade do cordel em contraponto ao mundo virtual.

A cenografia do espetáculo inclui um elemento típico da cultura popular nordestina, a xilogravura, produzida pela paulista Luciana Rego e transposta para tecido pelo também artista plástico Deyves. Além disso, compõem o cenário as mandalas de Tchello d'Barros.

[ Fonte: Jornal "Alagoas em Tempo", 06 a 08/10/2008 ]

[Editado por Pedro Jorge ]


CONTATOS
Telefone: (82) 9981 8464
e-mail: sosjatiuca@hotmail.com


2 comentários: