domingo, 6 de novembro de 2011

Duofel [ Fernando Melo ]


"A vida se reflete na música, não importa o caminho sonoro o qual você vai escolher. Acho que, na garra, Alagoas tem produzido coisas bacanas. Agora, é só deixar as asas crescerem para alçar voo"
Fernando Melo
[ Fonte (frase): Jornal "Gazeta de Alagoas" ]

Nome da dupla:
Ano de Fundação:
Local:


PERFIL ARTÍSTICO ( Fernando Melo )
Por Elexsandra Morone

Nascido em Arapiraca/AL, Fernando Melo já tocou no mesmo palco onde se apresentarm nomes como Eric Clapton, B B King e Hernie Hancock. Fanático por música o instrumentista diz que ouve de tudo.

Aos 50 anos de idade, o instrumentista Fernando Melo é apontado como um dos maiores virtuoses da música brasileira, ao lado de seu companheiro de estrada, o paulistano Luiz Bueno, com quem criou, há 27 anos, o Duofel - duo instrumental que figura entere os mais respeitaedos do Brasil e do exterior.

Nascido em Arapiraca, de onde saiu aos 12 anos para residir em Maceió/AL, o músico, autodidata, sentiu cedo, nas veias, o desejo de se expressar por meio da música. Aos 6 anos, ainda em sua cidade natal, deixava a mãe cabreira ao cantar na porta da sorveteria do cinema do município, quase sempre  em troca de guloseimas e de ingressos para as matinês.

Em meados de 1970, Fernando decidiu   deixar para trás a capital alagoana, rumo á selva de pedra, São Paulo/SP. Sofreu com a mudança, assim  como todo nordestino que se aventura por aquelas bandas.

Hoje, com uma carreira consolidada, ele experimenta  o sabor da superação, encantando espectadores mundo afora  com sua música inventiva e autêntica. Com um currículo que exibe shows em países como Bélgica, França, Suiça e EUA, o insatrumeantista, prestes a lançar uma trilogioa muscial dedicada ao Estado.

FRASES
Autor: Fernando Melo

"...Nós não estamos presos a nenhum tipo de modismo. Só temos compromisso com a música pura, com a arte. É o que nos impulsiona"

"A internet  é um meio democrático, acessível para todos, dando avisibilidade dos artistas para produtores de shows e de festivais"

"Acho que o grande mercado quem faz são as pequensas gravadors. É lá que está o melhor da múscia brasileira. A maior dificuldaade  do artista está na didtribuição"

"O mercado cultural ideal seria um sonho, eu diria que seria até uma utopia. A estrutura até funcionava há  um tempo atrás, quando os órgãos públicos  davam apoio á arte e á cultura. Hoje,  o governo não investe mais em cultura e, quando faz, só destina  verbas ridículas, irrisórias"

"Claro que a nossa música tem um alto conceito lá fora, mas o mearcado não é tão aberto assim. Isso é um pouco de ilusão. Lá não é mais fácil do que aqui"

"O fundamental é levar a música a sério, como se leva o trabalho de cada dia. Tem de trabalhar duro, ensaiar, tocar, praticar..."

[ Fonte: Jornal "Gazeta de Alagoas", 29/03/2005 ]


CD - Fernando Melo - "Forró de Violão"
Por DJ Ivan

Produzido por Fernando Melo e Félix Baigon, violões 6 e 12 cordas aço de Fernando Melo, sanfonas de Tião Marcolino e Xameguinho, pé-de-bode de Edgar dos 8 baixos. É ouvir para dançar, destaque para “Mundaú a Manguaba”.


Álbum: Fernando Melo – "Forró de Violão"
Gravadora: Eldorado/2000

01. Forró no Caranguejo (Fernando Melo)
02. Rua do sol (Fernando Melo)
03. Chorando no Aroeira (Fernando Melo)
04. Xoteando em Caititus (Fernando Melo)
05. Mundaú a Manguaba (Fernando Melo)
06. Festa de Santo Amaro (Fernando Melo)
07. Marchando para Marechal (Fernando Melo)
08. Feira do passarinho (Fernando Melo)
09. Penedo é bonita de se ver (Fernando Melo)
10. Papo Furado No 7 coqueiros (Fernando Melo)
11. É no gogó da ema (Fernando Melo)
12. Maxixe em Piaçabuçu (Fernando Melo)


FRASES

“Para quem ‘aprecia’ pé-de-bode está diante de virtuoses e de uma música fantástica, onde o violão se integra de tal modo, que há um diálogo constante entre ele e os oito baixos, cada um mantendo sua identidade"
Luiz Sávio de Almeida

“Fernando Melo nasceu no agreste alagoano, em Arapiraca, cresceu ao som dos ternos – zabumba, triângulo e sanfona – presentes nas festas do interior e das bandas de pífanos…”
“'Forró de violão' é o primeiro trabalho que Fernando Melo grava sem a presença do parceiro e amigo Luís Bueno, a outra metade do aclamado Duofel” 
Ubirajara Almeida

NOTA: Frases extraídas do encarte do CD.

[ Fonte: Forró em Vinil / www.forroemvinil.com ]


SHOW

 Fernando Melo: forró sem obviedades

Um CD de forró sem sanfona na linha de frente, letras marotas ou regravações de Luiz Gonzaga. Assim é "Forró de Violão". A recusa das soluções óbvias sempre marcou a carreira de Fernando Melo, a metade alagoana do Duofel.

Em seu primeiro disco sem a cumplicidade do parceiro de dupla, o paulista Luiz Bueno, o violonista mergulhou fundo em busca de suas raízes nordestinas. O resultado: Xotes, Baiões e Xaxados instrumentais de rara beleza. O show de lançamento, no Sesc Pompéia, conta ainda com dois percussionistas e um sanfoneiro. Mas fica a cargo das cordas de Fernando conduzir a sonoridade ao mesmo tempo brejeira e moderna de suas composições. "Rua do Sol", "Feira do Passarinho" e "Marchando para Marechal", entre outras, são temas recentes com cheiro e sabor agrestes, como se não fizesse 32 anos que o músico deixou Arapiraca, sua cidade natal.

[ Fonte: Revista "Veja SP", Agosto e Setembro de 2000 ]


FERNANDO MELO - "Alagoas em Trilogia" 




1. "Tocador"

01.  Meu Tocador Sustenta o Trenor
02.  Alto do Cruzeiro
03.  Ramo Prá Guaxuma
04.  Três Marias
05.  Tudo em Riba
06.  De Palmeira à Maceió
07.  Adeus Maria Fumaça
08.  Canarinho na Embolada
09.  Embiribeira
10.  Feira de Arapiraca
11.  Verde Sonho
12.  Jacinto Saudades




2. "Forró De Violão"

 01.  Forró no Caranguejo
02.  Rua do Sol
03.  Chorando no Arueira
04.  Xoteando em Caititus
05.  De Mundau à Manguaba
06.  Festa de santo Amaro
07.  Marchando para Marechal
08.  Feira do Passarinho
09.  Penedo é Bonita de se Ver
10.  Papo Furado no 7 coqueiros
11.  É no Gogó da Ema
12.  Maxixe em Piaçabuçu




3. "Da Lagoa Pro Mar Do Mar Pra Lagoa"
01.  Olhos do Luar
02.  Te Vejo no Sinal Vermelho
03.  Passando por Delmiro
04.  Subindo a serra da Barriga
05.  Sopro de Lembrança
06.  Mestre Graça
07.  Juvenal no Galope
08.  Da Tapioca ao Via Box
09.  Vou danado Pra Xingó
10.  A Noite Sonhamos


[ Fonte: www.tradebit.com ]



Duofel vai gravar Beatles ao vivo no Cavern Club

Dez meses após o lançamento do CD Duofel Plays the Beatles, editado em setembro de 2009, o duo brasileiro de violões ainda continua às voltas com o cancioneiro dos Fab Four. O Duofel - integrado pelos violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno - vai gravar na Inglaterra o DVD O Sonho Nunca Acabará... em dois shows no lendário Cavern Club, o bar de Liverpool onde os Beatles iniciaram sua escalada rumo ao topo da parada mundial. O primeiro show está agendado para esta segunda-feira, 19 de julho de 2010, enquanto o segundo vai ser feito amanhã, 20 de julho. Detalhe: os dois shows estão marcados para ás 13 horas - no fuso horário inglês - em alusão ao fato de, no começo da carreira, os Beatles cantarem nesse horário. A ideia é extrapolar o registro do show, tornando O Sonho Nunca Acabará... um documentário.

[ Fonte: blogdomauroferreira.blogspot.com, 19/07/2010 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário