domingo, 6 de novembro de 2011

Chau do Pife



"Para mim está sendo um prazer poder apresentar um trabalho em parceria com o Chau, que além de um grande músico é um grande parceiro"
Lula Sabiá
[ Fonte (frase): Jornal "Tribuna Independente" ]


José Prudente de Almeida, recebeu o apelido de Chau, quando adolescente, no município de Boca da Mata, interior de Alagoas, e ao começar a tocar o pífano ou pife, foi “batizado” de Chau do Pife, e há quase 40 anos descobriu o amor pelo instrumento.

Chau do Pife é casado, pai de três filhos e vive exclusivamente da música. Ele toca hoje em um pífano produzido pelo amigo Cícero Gama, de alumínio com sete furos.

A forma como Chau conheceu o pífano é no mínimo, diferente. O pai de Chau era agricultor em Boca da Mata e plantava feijão, mandioca e milho, e foi para proteger a plantação de milho dos pássaros que atacavam logo cedinho, que seu pai lhe deu um pífano de quatro furos para que ele “apitasse” para espantá-los. “E eu tinha que apitar muito, porque se ele pegasse algum milho comido, eu apanhava”, explica Chau. Então seu pai, com o tempo percebeu o interesse que ele tinha pelo “pedaço de cano” que ele furava, a taboca, e deu ao pequeno Chau um pife de seis furos para tocar. E assim começou a história musical de Chau do Pife.

Sua primeira apresentação foi numa feira em Atalaia, com 15 anos. Ganhava dinheiro com essas apresentações e ficava umas quatro semanas sem ir cortar cana.

Música própria, ele só começou a fazer há 18 anos (1992), quando tocava na banda “Forró e Xodó”.

Hoje, os músicos que tocam com Chau são normalmente: Irineu e Lula Sabiá (sanfonas); Xéxéu (zabumba); Renato ou Edinho (triângulo) e Deda (baixo). Pois é, Chau do Pife é acompanhado por um trio de forró e um baixo, instrumento que conheceu nos tempos da banda “Forró e Xodó”. “Para quem tá vendo um show, pode não perceber, mas para a gente que tá no palco, o baixo é muito importante para apoiar a gente na música”, explica.

Vivendo exclusivamente da música, Chau busca inspiração para suas composições no seu dia-a-dia, das coisas que ele vê, o que o ajuda a batizá-las, como “Memória dos Pássaros”, música que dá nome ao seu primeiro CD, lançado em 2002 e que tem em sua experiência de espantar pássaros uma inspiração. Em 2006, lançou seu segundo CD "Ninguém Anda Sozinho". Em 2009, Chau lançou seu primeiro CD ao vivo "Chau no Capricho", que faz parte da Coleção “Música Popular Alagoana – Volume 3", e que reúne 6 músicas novas e seis dos CDs anteriores. "Chau no Capricho" tem a Direção Musical de Irineu Nicácio e Produção Executiva de Keyler Simões. A capa do CD é uma obra do artista visual Agélio Novaes, que tem seu trabalho desenvolvido com colagens: “A idéia dessa capa do CD de Chau, é passar o que ele me passa: alegria”, explica o artista.

"Chau no Capricho" foi gravado em agosto de 2008 no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, e lançado em dezembro do mesmo ano.
Em 2010 foi um dos destaques da sexta edição do Maceió Jazz Festival, realizado em dezembro.



DISCOGRAFIA

Memória dos Pássaros - 2002 - CD gravado no Estúdio Gogó da Ema, em Maceió (AL)

Ninguém Anda Sozinho - 2006 - CD gravado no SESC/AL, em Maceió (AL)
Chau do Capricho - 2008 - CD gravado ao vivo no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em Maceió (AL)


Gravação de DVD de Chau do Pife enche Deodoro de emoção


Um show com "S" maiúsculo foi o evento de gravação do primeiro DVD de um dos maiores instrumentistas do Brasil. Chau do Pife recebeu e foi recebido, na noite desta última quarta-feira, no palco do Teatro Deodoro por amigos, admiradores e incentivadores. O público se fez presente e colaborou de forma substancial para a compra da casa própria para esse ícone da cultura alagoana.

A noite começou com um cordel apresentado por Demis Santana que traçou um pouco da trajetória de Chau do Pife e adiantou o que estava por vir na noite. Chau subiu ao palco em seguida acompanhado pelos músicos que há anos o acompanham: Geraldo, no baixo; Edinho Vovô, no triângulo; Xexéu, na zabumba; além de Lula Sabiá e Irineu Nicácio nas sanfonas.

Das músicas tocadas para a gravação do DVD, foram 10 inéditas e mais seis sucessos do próprio Chau ou de seus convidados. O primeiro a vir ao palco foi um dos mais queridos e respeitados arcodeonistas do país, Xameguinho, e alternando com outras músicas de Chau, foi seguido por Geraldo Cardoso, "O Matuto de Luxo", que cantou acompanhado por Chau do Pife o sucesso "Agora Pense"; Eliezer Setton, Ronalso, Wellington do Cavaquinho, Almir Medeiros, Everaldo Borges, Francisco Fidélis e por fim o grupo Coletivo Afro-Caeté.

[ Fonte: Blog - chaudopife.blogspot.com ]


PROJETO

Instrumental no Arena ao som de pífano e sanfona

O projeto "Instrumental no Arena - 2ª Edição" traz ao palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, o espetáculo "Pife e Sanfona" com dois dos maiores instrumenmtistas do Estado: Chau do Pife e Lula Sabiá, verdadeiros virtuoses de seus instrumentos.

Nesse espetáculo os dois se juntaram para apresentar vários sucessos da música nordestina, como "Asa Branca" e "Pagode Russo", além de outros grandes sucessos da MPB, ao som do pífano e do acordeon. Além disso, será um apanhado das carreiras dos dois, que tocarão também músicas próprias, mas com novos arranjos.

Nesse show todos os ritmos e gêneros musicais terão espaço: fFrró, Xaxado, Chorinho, Baião, Clássico, Popular, MPB, entre outros.

"O Sabiá é um dos maiores músicos que conheço... não é fácil tocar a sanfona como ele toca... tenho certeza que faremos um grande show" diz Chau do Pife.

[ Fonte: Jornal "Tribuna Independente", 7 de Junho de 2009 ]


CONTATOS PARA SHOWS

(82) 3032-0489 / 9971-4281
keylersim@hotmail.com
www.balaiodefatos.com

[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário