domingo, 6 de novembro de 2011

Osman Araújo


"Ao longo da carreira, muitas pessoas passaram pela minha vida. E esse encontro só é possível graças á supremacia da música. Deus, minha família e a música são o que me movem"
Osman Araújo
[ Fonte: Jornal "Tribuna Independente" ]


Nome completo: (Carece de fonte)
Nome artístico: Osman Araújo
Data de nascimento: (Carece de fonte)
Local: Palmeira dos Índios/AL
Gênero: MPB.


BIOGRAFIA

O cantor, compositor e músico Osman Araújo é alagoano de Palmeira dos Índios. Ele iniciou a sua trajetória artística em 1973, tocando bateria e cantando no grupo infanto-juvenil "Milionários Jr.". Ainda em sua cidade natal teve a oportunidade de dividir o palco com seu pai, José, tocando bateria na banda "Os Tremendões".

Em seu currículo artístico, Osman participou em 1982 como baterista e cantor do Grupo "Corpo e Alma" e, no ano seguinte integrou a Banda "Raizes".

Seu primeiro show solo "Estrela Cintilante" foi em 1986, no palco do Teatro deodoro. No início dos anos 1990, o cantor e compositor muda para o Rio de Janeiro/RJ, após gravar seu primeiro álbum "Tempo", onde tocou em algumas boates.

De volta a Maceió/AL, em 1995, Osman grava o segundo CD "Outros Caminhos". E, em 1996, é considerado o melhor intérprete da etapa Alagoas do Festival da Globo "Canta Nordeste", com a música "Voo de Ícaro", composta em parceria com Marcos Pellinho. O terceiro CD chamado "Terceiro" surge em 2001. Suas composições já foram gravadas por artistas alagoanos e de outros Estados brasileiros.

Além de cantar, Osman participou da produção e direção de um Festival de Rock, sendo responsável pelo lançamento das 10 melhores bandas de Pop Rock da capital alagoana, na década de 1980. Participou também de eventos como "Música é o Maior Barato" e de duas etapas do Projeto "Pixinguinha".

Em 2008, o cantor criou a Banda "Trem Balla", com a partiipação dos músicos Fabinho Oliveira (baixo), Toni Augusto (guitarra) e Balla (bateria).

[ Por Pedro Jorge ]




OSMAN GRAVA, HOJE, DISCO AO VIVO

O cantor e compositor Osman prepara seu quarto disco que será gravado hoje, ao vivo, durante a realização do "Teatro Deodoro é o Maior Barato". No repertório, as melhores músicas dos seus trabalhos anteriores ganharão novos arranjos. o show terá ainda a participação de outros artistas locais além de três canções inéditas.

Osman nasceu em Palmeira dos Índios, uma das principais cidades do Estado de Alagoas, no dia 1º de Julho de 1961. Ele é o segundo filho de uma família de cinco irmãos. Sua mãe Estela e seu pai José foram os principais incentivadores de sua carreira artística.

Foi por intermédio de seu pai, também músico, que Osman começou a ter as primeiras visões da arte mais presentes em sua vida. Acompanhando os ensaios dos grupos em que seu pai atuava, é que seu interesse pela música se desenvolveu mais acentuadamente.

Já a partir do ano de 1973, como cantor e baterista do grupo "os Milionários", Osman viajava por todo o interior do Estado em diversas apresentações. Este grupo formado inteiramente por crianças de 13 anos fazia sucesso e foi assim um dos precursores dos grupos hoje conhecidos e cultuados pelas faixas mais jovens em todo o País.

A seguir, foi convidado para atuar no grupo principal formado por adultos e que tinha o mesmo nome. Teve uma fase de trabalho bastante intensa e produtiva já que o grupo era um dos mais prestigiados e profissionais da região.

Em Maceió, a partir de 1980, fez parte o grupo "Corpo e Alma" e logo em seguida foi convidado para a banda "Raízes", a mais conceituada banda do Estado, que tinha uma agenda concorridíssima percorrendo todas as cidades das regiões vizinhas. A Banda "Raízes" ficou conhecida pelos saudosos carnavais e bailes realizados no centenário Clube Fênix Alagoana até meados dos anos 1990.

Em 1991, depois de gravar o seu primeiro álbum, "Tempo", Osman viajou para o Rio de Janeiro/RJ, onde durante cinco anos tocou e cantou em boates famosas como "Bier Klause", "Vinícius" (em Copacabana) e "Café Nice" (na Cinelândia), Centro da Cidade.

Lá, do Rio, compôs a música "Raízes Tambor" que deu nome ao primeiro disco da sua antiga Banda "Raízes" e que fez um enorme sucesso em todo o Estado de Alagoas e em outros Estados vizinhos.

De volta a Maceió, em 1996, gravou o segundo CD "Outros Caminhos" em que músicas como "Beija-Flor", "Por te Amar Demais", "Não Diga Não", "Marca de Amor Não Sai", "Voo de Ícaro" e outras, foram tocadas em todas as emissoras de rádio.

Antes, em 1995, com a música "Voo de Ícaro", Osman conseguiu o prêmio de melhor intérprete na etapa alagoana do Festival "Canta Nordeste".

Osman promete um show imperdível no Teatro Deodoro com a participação de Juliano Gomes (teclado), Fabinho Oliveira (baixo), Everaldo Borges (sax/flauta), Ricarddo Lopes (guitarra), Ronalso (percussão) e Dudú Ataíde (bateria).

[ Fonte: (extinto) Jornal "Tribuna de Alagoas", 29/06/2004 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


Um comentário: