quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Roberto Beckér


“Artista completo, versátil, um show com Roberto Beckér é uma mistura de Música, humorismo e até números de ilusionismo caboclo que diverte pessoas de todas as idades.”
Nota: Frase extraída da contra-capa do vinil "Tereza, Minha Filha".
[ Fonte: www.forroemvinil.com ]

Nome completo:  Domingos Annunziato Litrento
Nome artístico: Roberto Becker
Data de nascimento: 13/10/1938
Local: Maceió/AL
Gêneros: Forró, Frevo, Seresta e MPB.


LEMBRAM DO ROBERTO BECKÉR? OLHA ELE AÍ FAZENDO SUCESSO EM ARACAJÚ      ( 28 de Junho de 2011 )

Conheci o Roberto Becker nos anos 1970, quando trabalhei nas emissoras da Organização Arnon de Mello (Rádio e TV Gazeta). Sempre alegre, Becker vez por outra estava nos visitando na Gazeta levando as novidades do seu repertório. Não tive mais contato com Roberto Becker desde 1989. Notícias dele somente pelo seu filho, Antônio Becker, funcionário do estado que me informou estar o seu pai residindo em Aracaju.  Agora, através de um e-mail que me foi enviado pelo Gilberto Lima, tive a feliz oportunidade de rever o Roberto Becker, numa entrevista concedida a uma emissora de televisão do vizinho Estado de Sergipe. Um grande abraço ao Becker.

[ Fonte: blogdoromulouchoa.blogspot.com ]


CURIOSIDADES

Roberto Beckér e Os Golden Lions - 1970

No ano de 1970, o cantor alagoano Roberto Beckér e seu grupo Os Golden Lions gravaram um raríssimo compacto duplo independente pela Rozenblit. O disco tinha influências da Tropicália e, podemos dizer, trazia um estilo que parecia muito o MangueBeat. A música mais Rock'N'Roll / Psicodélica chama-se "Distante De Maceió".

[ Fonte: www.orkut.com, 21/03/2009 ]


RÁDIO JABÁ FM

@ - Roberto Beckér não esconde o seu desencanto com o rádio alagoano. Becker produz, canta, grava, mas não consegue divulgar os seus discos porque não lhe dão espaço.

Alagoas, terra abençoada por suas belezas naturais, pelo seu povo ordeiro e pelos artistas que aqui nasceram. São artistas das Letras, das Artes, do Esporte e da Música. Nessa última temos grandes nomes que engrandecem o Brasil simplesmente porque seguiram em busca do espaço que aqui lhes foi negado.

O nosso rádio, principalmente algumas emissoras FM, não divulgam os
trabalhos musicais dos nossos esforçados artistas. Segundo fonte fidedigna, essas emissoras de rádio só tocam em suas programações os cantores que pagam o famoso "jabá", que se trata de um valor estipulado pela direção da rádio.

Pelo acordo, o cantor paga e a rádio toca o seu disco durante duas ou três vezes ao dia. Se o cantor acertar com a emissora e não cumprir o contrato, o seu disco vai para a gaveta da discoteca e de lá só sai quando acontecer o pagamento do “jabá”.

Atualmente gravar um CD até que é fácil, o difícil é tocar na rádio FM que cobra pelo espaço. É bom que se frise que nem todas as emissoras FM cobram para tocar discos de cantores alagoanos. Muitas rádios locais abrem suas programações para prestigiar a prata da casa. Será que essas rádios jabazeiras fazem isso com os cantores do Axé Music?

[ Fonte: www.qualquerinstante.com.br  ]


Destaque
Roberto Beckér


TRIBUTO / Roberto Beckér

Os administradores, Pedro Jorge e Gilvan Juvino, dos blogs Artistas Alagoanos e Arapiraca Legal e os artistas alagoanos e sergipanos prestam um tributo ao saudoso, talentoso e inesquecível cantor e compositor Roberto Becker.

Alagoas Perde Roberto Becker / Aos 73 Anos, músico alagoano morreu domingo em Aracaju/SE
Da Redação ( com gazetaweb, 03/04/2012 )

O compositor e músico alagoano Roberto Becker, morreu, na manhã do último domingo (1º), de infecção generalizada, no Hospital Cirurgia, em Aracaju/SE. O corpo do músico foi sepultado na tarde de ontem, no Parque das Flores, em Maceió/AL.

Segundo informações dos familiares, Roberto Becker estava internado no Hospital Primavera, também em Aracaju. Devido a complicações médicas, ele foi transferido para o Hospital Cirurgia, mas acabou falecendo por volta das 6hs e 40mins da manhã de domingo.

O músico Roberto Becker foi autor de várias músicas de sucesso, entre elas: Sonhava, Dor da Paixão, Homenagem ao "Rei do Baião", Ruas de Maceió e Fricó Forró, as duas últimas com batidas do Forró Regional.

[ Fonte: Jornal "Gazeta de Alagoas", 3 de abril de 2012 ]


Morre Roberto Becker, Um Dos Mais Versáteis Cantores e Compositores Alagoanos

Moreu na manhã de domingo,(01), no Hospital Cirurgia em Aracaju/SE, o cantor e compositor alagoano Roberto Beccker, 73 anos, que deixou seu nome marcado na história da música em Alagoas e Sergipe. Familiares e amigos do artsta informaram que ele estava internado e não resistiu á infecção generalizada. O corpo do artista será sepultado no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió/AL.

Becker era um artista completo,versátil, e seu show um misto de musicalidade e humor que atraia a atenção de crianças e adultos. Na bagagem do artista mais de 1.000 músicas,entre Marchinhas, Serestas e Forrós.
Um dos exemplos de sua versatilidade foi o CD "Duas Faces", no qual ele interpreta canções de vários ritmos populares e regionais como Forró, Merengue, além de Músicas Românticas de "Seresteiro Apaixonado". Nesse CD, Becker assina todas as faixas. No entanto, uma de suas Músicas mais conhecidas é "Ruas de Maceió".

No ano de 1970, Becker e seu grupo Os Golden Lions gravaram um raríssimo compacto duplo independente pela gravadora Rozemblit, com influências da Tropicália e, num estilo que. para muitos, assemelhava-se ao Mangue-Beat. A Música considerada mais Rock'N'Roll/Psicodélica chama-se "Distante de Maceió".

Roberto Becker era alagoano de nascimento, mas já se considerava sergipano de coração. Nos últimos anos, o artista se mudou para capital sergipana, Aracajú, para ficar ao lado de Lourdes, seu amor da juventude, que reencontrou após 40 anos. Também estava desencantado com Alagoas. Chegou a desabafar que não havia muita divulgação de seu tabalho no território alagoano.
Becker viajou por todo o Estado de Sergipe e compôs 75 músicas em homenagem a cada um dos Municípios sergipenses.

[ Fonte: Jornal "Alagoas em Tempo", 2 a 8 de abril de 2012 ]



ROBERTO BECKER

Ele era considerado um verdadeiro showman. Conseguia juntar a arte de compor com a arte de cantar. Suas músicas eram simples e quase sempre retratavam as belezas naturais de Alagoas com melodias bem ao gosto do povo. O compositor e músico alagoano Roberto Becker faleceu, aos 73 anos de idade, de infecção generalizada, domingo, 1º de abril, no Hospital Cirurgia, em Aracaju/SE.

Quase ninguém lhe conhecia pelo nome de batismo Domingos Anunziato Litrento. Só os mais chegados. Roberto Becker era um artista completo. Seus shows misturavam música, poesia e humorismo e aonde quer que se apresentasse era casa cheia. Becker cantou todos os Municípios alagoanos, além das ruas de Maceió e dos grandes nomes da política de Alagoas.

Roberto Becker deixou uma herdeira artista Ádila Becker, que vem se revelando no cenário artístico alagoano. A falta de apoio em sua terra natal foi o motivo principal da mudança de Roberto Becker para Aracaju, onde era muito querido.

[ Fonte:  http://www.qualquerinstante.com.br/blog/impressao.php?p=2507 , 9 de Abril de 2012 ]



[ Editado por Pedro Jorge ]

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, nele consta o nome do meu pai, Roberto Becker, que infelizmente faleceu no dia 1º de abril. Ele deixou um legado de mais de 1.000 músicas, muitas delas dedicadas a Alagoas, suas belezas, peculiaridades, cultura. Musicou poemas de autores diversos, como; Jorge de lima, Augusto dos Anjos, Lêdo Ivo, Oliveiros Litrento (irmão dele, e também um artista alagoano), entre outros.

    Pouco valorizado no nosso Estado, foi para Sergipe, onde fez 75 músicas em homenagens aos municipios sergipanos, este mesmo trabalho fez aqui: algumas de suas músicas se tornaram hinos municipais como os hinos de Palestina, Anadia, Maribondo etc. Fez a melodia do hino de Dois Riachos, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes entre outros.

    Gravou um CD em homenagem a Nelson Gonçalves, várias músicas para o CSA: seu time de coração, homenagem ao "Rei do Baião", outra bela canção, música para o centenário de Artur Ramos, e várias e várias outras dedicadas a Vida, ao Amor, a Natureza, duplos sentidos, Carnavais antigos, músicas religiosas, de todos os temas e rítmos. Um estudioso da história e Geografia de Alagoas e do Brasil, musicava tudo, rimava, contava piada, encantava crianças e adultos, um grande coração, sem ambição. Cantar e estar rodeado de amigos tocando seu violão, era o bastante pra ele ficar feliz, vai deixar muita saudade aqui na terra, e vai levar muita alegria pra o céu...

    No seu blog falta o nome completo de meu pai: Domingos Annunziato Litrento, a data de nascimento: 13/10/1938, local de nascimento: Maceió/AL. Vou ficar por aqui, pra não prolongar muito, um abraço, Átilus Becker ( Por e-mail ).

    Visite o site - www.bairrosdemaceio.net - na parte webrádio, e também o site da minha irmã Ádila Becker, um novo talento alagoano - www.adilabecker.com.

    ResponderExcluir
  2. Olá Átilus Becker!

    Agradeço, de coração, por teres visualizado o Blog Artistas Alagoanos. Meus pêsames pelo falecimento de seu pai: um verdadeiro showman. Lembro que ele apresentava um pograma televisivo no ínício dos anos 1980, em Maceió e, recentemente estava fazendo um belíssimo e prolífico trabalho no Estado de Sergipe.

    Acredito que um dos maiores divulgadores do trabalho artístico de seu pai no Estado vizinho era o comunicador "Professor Ludwig". "Perdemos" o querido Roberto Becker, mas, verdadeiramente ele cumpriu a sua trajetória, aqui no planeta Terra: de "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo Como a si Mesmo". Neste momento ele está "comandando" a "Festa no Céu", ao lado de Deus e de seus colegas artistas, já falecidos... Ainda hj atualizarei a postagem dedicada a ele e, em breve incluirei um post dedicado a sua irmã, Ádila Becker no Blog Artistas Alagoanos. Abs, Pedro Jorge - Arapiraca/AL.

    Nota: Átilus,se possível acesse o Blog Arapiraca Legal, que é dedicado a divulgação e valorização dos artistas arapiraquenses.
    Agradece, Pedro Jorge - Arapiraca/AL.

    Acesse: arapiracalegal.wordpress.com.

    ResponderExcluir