sábado, 6 de agosto de 2011

Banda Cachorro Urubu


Nome da banda: Cachorro Urubu
Ano de formação: 2001
Local: Maceió/AL
Componentes: Ney Guedes (teclados), Dinho Zampier (teclados), Rodrigo Peixinho (bateria), Victor Lira (guitarra), Júnior Beatle (baixo) e Phillipe Seixas (vocal e violão)
Gênero: Rock'n'Roll / Banda cover de Raul Seixas


ENTRETENIMENTO
Por Breno Airan ( 11/08/2011 )

Banda Cachorro Urubu faz uma década na 10ª edição do Tributo a Raul Seixas / Integrantes conversaram com o Tribuna Hoje, tocaram e fizeram um top 10 das músicas menos conhecidas do Raulzito

Show Vai Celebrar os 10 anos da Banda
Há duas expressões, bem peculiares, comumente conhecidas pelo povo: "Chamar o Raul" e "Tocar o Raul". A primeira é de natureza agridoce e os bêbados a conhecem bem. Já a segunda, refuta a tempos em que o rock brasileiro era poesia simples e direta, chegando aos ouvidos do advogado ao gari.

Eis que, há dez anos, surgia a banda Cachorro Urubu para rememorar essas canções. Para o público que é fã do baiano mais roqueiro do País, no dia 20 desse mês de agosto vai haver o “10º Tributo a Raul Seixas”, no Clube Fênix Alagoana, na Rua da Praia, Centro de Maceió. De acordo com a banda, haverá um show não cover, mas em homenagem ao pai do rock brasileiro.

O espetáculo começará às 22 hs e o investimento é de R$ 15. Os ingressos podem ser comprados nas lojas Eletrorádio Gomes, no Centro de Maceió, e em Arapiraca, e no Estúdio Poker, na Jatiúca.

A banda é formada por Ney Guedes nos teclados - que está no grupo desde o começo, junto com o cantor -; Dinho Zampier também nos teclados; Rodrigo Peixinho nas baquetas; Victor Lira nas seis cordas; e Júnior Beatle no baixo.
A Cachorro Urubu também vai contar com a maestria do trompetista Siqueira, da Conexão Latina, com o conjunto de metais. Nos backing vocals, a cantora Paulinha, da orquestra Golden Times, é quem encabeça o time dos timbres.
Ah, sim, e, claro, Phillipe Carvalho no violão e nos vocais - tamanha a semelhança entre a voz dele com a de Raul, sendo rotulado de "Phillipe Seixas".

"O aniversário vai ser cantado por todos nós durante a madrugada"
Em entrevista ao Tribuna Hoje, o vocalista contou que já chegou a enviar gravações da banda para casa de festas, inclusive em Aracaju, e as pessoas pensarem que se tratava do próprio Raul cantando. E foi esse o motivo de mais de duas mil pessoas terem ido ao último Tributo a Raul Seixas, que aconteceu no Armazém Uzina, em Jaraguá, onde o evento, celebrava sua nona edição, e foi realizado no dia de aniversário de 21 anos da morte do ídolo, no dia 21 de agosto.

Esse ano, o evento é no sábado, dia 20 de agosto. "O aniversário vai ser cantado por todos nós durante a madrugada", diz Phillipe. Ele contou que a história da banda se confunde com a do evento – a Cachorro Urubu começou justamente para o Tributo e para o público fã e sedento de boa música.

Na última edição, houve a participação do blues da Barba de Gato – que também vai o show esse ano - e da vibe do Coelho DJ. Mas, segundo o frontman Phillipe Carvalho, de 39 anos, eles estão tendo cada vez menos apoio, chegando a colocar dinheiro do bolso para a realização efetiva do evento.
"Dá sempre um frio na barriga, porque não sabemos se o público vai comparecer em massa. Mas ele sempre vai. O que notamos é que uma 'pivetada' - de 4 a 15 anos de idade - costuma prestigiar muito a música de Raul e isso nos deixa muito felizes", comenta ele, enfatizando a transcendência das poesia e prosa cantadas pelo baiano.

Essa assertiva pôde ser vivida por eles. "Crianças ao lado do palco, cantando as músicas junto a seus pais... É muito bonito! Cada uma tem uma música que mais gosta. O meu sobrinho, por exemplo, gosta bastante de 'Eu nasci a dez mil anos atrás'. Eu e Phillipe inclusive fizemos uma brincadeira com ele", lembra o guitarrista Victor Lira, rindo.

Raul Está Vivo
Há dois anos, quando o sobrinho dele João Victor tinha apenas sete anos, o guitarrista resolveu pregar-lhe uma peça. Ligou para Phillipe - que à época tinha uma vasta cabeleira, bem como a barba - e avisou que iria passar por lá.
"Eu estava indo para a casa de minha mãe e resolvi dar uma ligada para ele. Falei no carro para meu sobrinho: 'Titio toca guitarra com o Raul Seixas, sabia?'. Ele não acreditou muito, então fomos para o apartamento de Phillipe", conta.

"Foi só depois que ele começou com 'Eu nasci a dez mil anos atrás / E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais' que meu sobrinho me olhou desconfiado e finalmente acreditou"

Victor Lira, hoje com 29 anos, encostou o Palio na frente de onde residia Phillipe, na Avenida Deputado José Lages, na Ponta Verde. Era um sábado à tarde, quando o pequeno João Victor viu seu suposto ídolo de longe, descendo alguns andares. "Phillipe Seixas" se apresentou para o menino e ele, estarrecido, continuou a não acreditar muito; daí, disse qual música lhe agradava.

"Foi só depois que ele começou com 'Eu nasci a dez mil anos atrás / E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais' que meu sobrinho me olhou desconfiado e finalmente acreditou. Deixei-o com aquele gostinho até chegarmos à casa de minha mãe", diz Victor Lira.

A mãe do guitarrista, dona Vitória, explicou enfim para o pequeno fã de Raul que aquele que ele tinha conhecido era apenas um amigo do tio, estragando, de certa forma, o deleite do menino. "Mas ele levou numa boa. Sempre que pode, vai a nossos shows e fica grudado ao palco", afirma o tio coruja. Ele ainda enfatizou que muitos começaram a conhecer o lado B de Raulzito por meio da Cachorro Urubu, não importando a idade.

Referência
No ano passado, Mariano Lanat, baixista de 'Raulzito e os Panteras', declarou que a Cachorro Urubu foi a melhor banda que ele viu interpretar as canções de Raul Seixas. Ele participou inclusive de um ensaio da banda nos preparativos para o 'Tributo', em agosto, e ainda aproveitou a deixa para tocar ao vivo com eles a música-referência "Maluco Beleza".

Em todas as apresentações, a banda veste literalmente a aura do cantor. Calças bocas-de-sino, botas, "camisas psicodélicas" e performances. E no começo, trazem ao palco um rádio velho, sintonizando em diversas estações, passando por "Rebolations" da vida, até chegarem em "Se o rádio não toca", de Raul e Paulo Coelho.

Ao final dos shows, o cantor Phillipe pega sua guitarra rosa da Hello Kitty e finaliza o espetáculo com "Sociedade Alternativa", ressaltando que "todo homem tem direito de ser o que quiser e de usar a guitarra que quiser".

"Raul era um figura; um personagem. Desde os cinco anos de idade, guardava tudo num baú dele. O baú do Raul. O artista era único. E é difícil de tocá-lo! Há toda uma complexidade nos arranjos vocais e nas músicas", salienta ele.
O reencontro com o Maluco Beleza promete levar gente de todas as idades para esse show - que promete. De acordo com os integrantes da Cachorro Urubu, os fãs podem pedir para 'tocar Raul' que eles não vão fazer nenhum tipo de esgar.

Lá e cá
Tribuna Hoje - Por que Raul é fundamental na formação "roqueiro-social" de todos?
Cachorro Urubu - Na época dele, rock não era coisa de intelectual. A MPB e a bossa nova o eram. Mas a linguagem dele conseguiu e ainda consegue chegar a todos. Ele, inclusive, que começou essas misturas de ritmos. O Manguebeat, de Pernambuco, por exemplo, deve muito ao pioneirismo dele.

TH - Como vocês veem as parcerias com Marcelo Nova e Paulo Coelho?
Cachorro Urubu - Quando ele fez "Panela do Diabo", em 1989, com Marcelo Nova, Raul estava sem fazer shows a algum tempo. Foi essencial a companhia dele, já que foi o último disco lançado em vida. Já o Paulo Coelho, bem, é indiscutível o que eles comporam juntos, mas como escritor, acho que Paulo acabou pegando carona na fama de Raul...

TH - Quantos anos vocês tinham quando o Maluco Beleza morreu?
Cachorro Urubu - Eu, Phillipe, já tinha 17 anos de idade. Já o Victor, somente sete.

TH - Definam o mito Raul Seixas em uma palavra.
Cachorro Urubu - Êita, agora você nos pegou... (Depois de meio minuto divagando, ele respondeu.) É difícil definir com uma só palavra. Ele era um gênio, um poeta, um contestador. O Raul era um ator. Era tão bom, ele dizia, que fingia que cantava e tocava, e nós acreditávamos. Ele era à frente de seu tempo.

TH - Viva...
Cachorro Urubu - ... a sociedade alternativa (risos). Mas isso até funciona em alguns lugares do Brasil, como em Minas Gerais. As pessoas fizeram uma comunidade, onde vivem do que plantam e do que vendem. Interessante!

[ Fonte: tribunahoje.com ]


BANDA CACHORRO URUBU, OS VERSÁTEIS E
DJ ANOS 80 NO BOTEQUIM NA BAXA
Por Pedro Jorge
 
 
A Banda Cachorro Urubu se apresentará no dia 26 de novembro, pela 1ª vez em Arapiraca/AL, no conceituado Botequim da Baxa – localizado no Lago da Perucaba. A banda apresentará uma versão acústica dos maiores sucessos de Raul Seixas, o eterno “Maluco Beleza”.
 
Toca Raul!!!
Um show imperdível onde a banda fará um tributo a Raul Santos Seixas e apresentará em formato diferente os eterrnos sucessos do grande roqueiro brasileiro.
 
Em Tempo
O Botequim na Baxa é um dos mais requintados points, com Música ao vivo, de nossa Cidade. Um ambiente aconchegante e com total segurança para os seus frequentadores.
 
 
Participações Especiais
Além da performance da melhor banda cover do Brasil interpretando Raul Seixas, a noite será abrilhantada pelo Grupo Os Versáteis tocando os sucessos do “Rei” Roberto Carlos em versão acústica e do DJ Anos 80, com o melhor da música eletrônica.
 
SERVIÇO
Show: Banda Cachorro Urubu (Melhor banda cover do Brasil), Os Versáteis (Tocando Roberto Carlos acústico) e DJ Anos 80
Local: Botequim da Baxa ( Lago da Perucaba )
Cidade: Arapiraca / AL
Horas: A partir das 21 hs
Data: 26 de novembro de 2011 ( Sábado )
Mesas: R$ 40,00
Informações e vendas: 9671.6574 / 9969.2464.
APOIO CULTURAL
Blogs Arapiraca Legal e Artistas Alagoanos.

[ Editado por Pedro Jorge ]








Nenhum comentário:

Postar um comentário