quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mácleim



"Através do rádio e da literatura, comecei a formatar minha percepção de que é possível, para qualquer pessoa, viajar nas mais diversas formas de arte. É por isso que minha expressão artística é apenas propositiva, sem qualquer outro tipo de pretensão e preocupação"
Macléim
[ Fonte (frase): Jornal "Extra - AL" ]


Mácleim é compositor, cantor, produtor musical, arranjador, jornalista, blogueiro e crítico musical. Já compôs trilhas para teatro e também já foi colunista do Jornal "Extra-AL", em Maceió.

Começou sua carreira participando de diversos festivais universitários. Na década de 1980 foi para o Rio de Janeiro, estudou no Conservatório Villa Lobos, cantou na noite carioca e trabalhou em vários estúdios, entre eles Máster, Drum e Verd.

Já tocou e cantou ao lado de importantes artistas como Djavan, Elba Ramalho, Milton Nascimento, entre outros. Viveu um período na Europa, realizando inclusive, turnês artísticas por Londres, Paris e Amsterdan. Aliás, na Holanda o artista foi premiado por 2 vezes.

Atualmente está finalizando mais um disco sob a tutela de seu próprio selo, Batuta. O disco resgata ilustres poesias de artistas alagoanos. Aliás, agumas destas composições já podem ser apreciadas no repertório musical da Educativa FM, 107,7 (Maceió – AL).

[ Fonte: Site - Alagoanos / www.alagoanos.com.br ]


AO VIVO E AOS OUTROS (sinopse)

O cantor e compositor alagoano Mácleim lança hoje seu mais novo álbum, em show que acontece no Armazém Dom José, em Jaraguá, com entranda franca.

Já se passaram três anos desde o lançamento de "Internet Coco", o CD que lançou o talento do cantor e compositor Mácleim pelo munco afora.

A sofisticada mistura de Jazz, MPB e ritmos regionais proferida pelo alagoano encantou muita gente e abriu caminhos para a consolidação de sua carreira artistica.
Agora, quem se sentia órfão de sua qualidade musical pode se deleitar com seu novo trabalho, o álbum "Ao Vivo e Aos Outros".

O disco é um registro do Show "Depois do Carnaval", realizado no Teatro Jofre Soares, em Fevereiro de 2001.

Executadas por músicos experientes como Van Silva (baixo), Everaldo Borges (sax), Pardal (zabumba), Jiuliano Gomes (teclados) e Ronalsa (percussão), as faixas compiladas ampliam a fineza e os acabamentos dos arranjos em estúdio com virtuosismo bem dosado e feeling verdadeiro.

Para o show de hoje, a surpresa fica por conta da nova formação da banda que o acompanha. Com Noberto Vinhas ( violão e guitarra), Rony (trombone de vara), Beto (fluegelhorn) e Márcio Brebal (samplers), Mácleim promete imprimir novas sonoridades ás suas cançõess.


[ Fonte: Jornal "Gazeta de Alagoas", 29/01/2004 ] ]


DE ALAGOAS PARA O BRASIL (sinopse)
Por Marcelo Amorim

O som produzido em Alagoas segue em caravana por cidades do Sul e Sudeste do Brasil, como um prenúncio de que o trabalho de músicos e compositores locais ainda vai dar muito o que falar, e de bem, entre públicos dos quatros cantos deste País.

E o responsável no momento por este feito é o cantor e compositor Mácleim, que integra o grandioso Projeto Pixinguinha, criado há três décadas pela Fundação Nacional das Artes para fomentar e difundir a MPB.

O artista segue em caravana acompanhado pelo Grupo Vocal 4, do Rio de Jneiro/RJ e do baixista mineiro Ezequiel Lima. A cada apresentação, os três interagem no palco, cada qual com seu talento, unidos pela linguagem universal da música. A direção dos espetáculos é do competente Paulo Albuquerque.

E desta nova experiência, mais maduro e a cada dia melhor em seu trabalho, o cantor e compositor vai trazer também gravado em DVD o show que fez em Florianópolis/SC.

Antes de iniciarem a turnê, Mácleim, Ezequiel Lima e Nós 4 ensaiaram no auditório da histórica Radio Nacional, no Rio de Janeiro/RJ, palco por onde passaram grandes nomes da música brasileira.

Motivado, Mácleim vai retornar a Alagoas com fôlego renovado para a produção de seu próximo CD, "Esses Poetas", no qual pretende musicar poemas de escritores alagoanos, entre eles Jorge de Lima, Arriete Vilela e Sidney Wanderlei.

O artista lamenta apenas o fato das rádios locais ainda não divulgarem como deveriam o trabalho de músicos da terra. "É preciso haver esta compreensão, pois temos a cada dia cantores e compositores de qualidade, com bons discos lançados e que ainda permanecem desconhecidos do grande público", reforça.

[Fonte: (extinto) Jornal "Tribuna de Alagoas", 19/03/2006]


SEMPRE UM RECOMEÇO (sinopse)
Por Emília Bezerra

Mácleim, cantor e compositor alagoano, declara sua paixão pela música; de volta á terra natal, ele prepara um CD de "poesias musicadas" com participações especiais de Leureny, Júnior Almeida, Clarice ,Wilma Araújo, Carlos Moura e Djavan.

No ritmo do universo, do planeta que a cada dia se renova através dos movimentos de rotação e translação, alternando o curso das marés, da vida e das pessoas; nesse mesmo ritmo segue a trajetória musical do alagoano Mácleim. Cada dia, um recomeço; uma oportunidade de aprender novas nuanças para satisfazer aos caprichos se sua paixão: a música em suas mais variadas formas.

[ Fonte: Jornal "Tribuna Independente", 25/01/2008 ]




FRASES
Autor: Mácleim

Nota: Frases extraídas da seção "Cultura", de autoria de Mácleim, publicadas no Jornal "Extra - AL")


"É impressionante como os projetos culturais, aqui em Alagoas, são travados, obstruídos, sugados para o buraco negro gerado pela absoluta falta de visão daqueles que poderiam e deveriam facilitar, incentivar e dar graças a Deus por ter pessoas que pensam e querem realizar algo positivo"

"Infelizmente não pudemos aplaudir nossos artistas porque quem roubou a cena e deu um verdadeiro show de incompetência, mais uma vez, foi o poder público"

[ Fonte: J. "Extra", 07 a l3/09/2003 ]


"O mercado do showbusiness é sedutor e acena com o imã da ascensão rápida e glamourosa que, além da fama (que é completamente diferente do reconhecimento) tem todas as vantagaens financceiras e, para alguns, este é o fim capaz de justificar os meios"

[ Fonte: J. "Extra", 19 a 25/10/2003 ]


"Para quem não conhece o Zé da Flauta, ele é uma espécie de ícone da cultura pernambucana, não apenas como músio e produtor, mas, também, pelo engajamento criativo nos mais diversos setores onde é possível Pernambuco falar para o mundo"

[ Fonte: J. "Extra", 02 a 08/11/2003 ]

"Não quero abrir mão de convicções éticas e morais para, em troca, pertencer ao poderoso cartel. Não vou fazer parte disso para, deliberadamente, ter que viver em omissão. não aceito helotismo em minha vida. Não! recuso-me a estar do lado podre da laranja. Claro, agindo assim, por mais padoxal que seja, vai existir sempre a possibilidade sombria de, um dia, eu vir a ser mais um habitante das calçadas. Mas cá pra nós, é preciso correr esse risco"

[ Fonte: J. "Extra", 13 a 19/06/2004 ]


"Existe uma teoria que aponta para o posicionamaento geográfico de Alagoas, imprensada entre dois grandes pólos culturais, Bahia e Pernambuo, como um dos fatores responsável pela influência da produção musical desses Estados na música produzida aqui, sobretudo pelos jovens. Daí, facimente descabarem para o macaqueamento na tentaiva de copiar o que comercialmente está em voga"

[ Fonte: J. "Extra", 10 a 17/07/2005 ]


"Meu entusiasmo pela vida não permite que eu me sinta tão pré-histórico assim. Por isso, ás vezes, me custa entender a reação interrogativa das pessoas quando, em algumas letras de músicas que escrevo, cito acontecimentos que vivenciei e que parecem estranhos aos apelos atuais da modernidade. Em uma dessas músicas, "João Balaio", falo dos loucos de rua, na minha infância, e de alguns fatos do tempo da TV em preto em branco"

[ Fonte: J. "Extra", 04 a 10/09/2005 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]